A sigla DFC significa Demonstração do Fluxo de Caixa, que é um relatório para análise e controle das entradas e saídas de valores que ocorrem no caixa da empresa.
A estrutura do DFC deve ser formulada pelo responsável pela contabilidade ou controle financeiro da empresa, pois, existem particularidades para cada empresa, igual ocorre com o plano de contas, portanto, inicialmente este menu estará sem nenhum registro, sendo necessário desenvolver um modelo de DFC que se encaixe com as necessidades da empresa. O DFC apresenta os valores de receitas (contas recebidas) e despesas (contas pagas) que movimentaram o caixa da empresa (cofres e contas correntes) dentro de um determinado período que é possível estipular no momento de gerar esse relatório, o intuito é verificar o resultado do caixa da empresa dentro do período e confrontar as receitas e despesas gerando assim um resultado do caixa da empresa, que permite visualizar se o caixa fechou positivo ou negativo.
Para desenvolver um DFC responsivo, é necessário criar grupos categorizando os tipos de movimentações financeiras, segue abaixo um exemplo:
O DFC deve buscar os valores dos planos de contas para apresentar um resultado, portanto, deve-se vincular os planos de contas nos grupos do DFC para trazer os valores de recebimentos e pagamentos, todos os planos de contas devem ser vinculados entre os grupos do DFC, se acaso deixar de vincular algum, pode acontecer de faltar valores de receitas ou despesas, tornado o relatório incompleto, por exemplo:
Um gestor gera um grupo pai como título com a descrição “Atividades operacionais”, dentro desse grupo ele cria uma subcategoria (grupo filho) com o nome “Recebimento de venda de produtos”, então é necessário que ele vincule todos os planos de contas que corresponde ao recebimento de vendas de produtos, para que apresente os valores dos planos de contas no DFC.
Antes de configurar o DFC é necessário formular o plano de contas, que é o cadastro responsável por agrupar as contas em categorias, é indispensável o vinculo dos planos de contas no DFC (caso não vincule os planos de contas nos grupos de receitas e despesas do DFC, o sistema não vai trazer os valores movimentados no caixa da empresa).
Recomendamos que entre em contato com o responsável pela contabilidade da empresa e solicite auxílio para a formulação do DFC da empresa.
Para criar um novo grupo clique no botão “Novo” e preencha os campos solicitados.
Descrição: Insira uma descrição/nome para o grupo.
Tipo de operação: Selecione o tipo de operação que será aplicada no grupo.
Nenhum: É utilizado para títulos e subtítulos, não relaciona plano de contas e não executa cálculos.
Contas: É utilizado para relacionar o grupo a um ou mais planos de contas conforme necessário. Selecione o tipo de conta Pagar/Receber e vincule os planos de contas do respectivo grupo no seletor que será exibido.
Resultado: É utilizado para informar resultados, sendo assim executa cálculos (+) e (-) de acordo com a estrutura informada até o grupo do tipo “Resultado”.
Para criar um grupo filho (subgrupo) clique no botão de edição localizado ao lado do grupo pai para entrar no modo edição do grupo pai, em seguida clique no botão “Criar filho” que fica localizado no topo da tela do modo edição.
Criar filho: Clique para criar um subgrupo ao respectivo grupo que está em modo edição.
D.F.C. Pai: Neste campo é exibido o grupo pai do respectivo grupo filho (este campo é exibido apenas no modo edição de subgrupos).
Sequência: É a sequência em que o grupo é exibido no seu DFC (conforme são realizados os cadastros dos grupos o sistema cria as sequências, contudo, se for necessário alterar a sequência de algum grupo basta clicar no botão de edição do mesmo e alterar o número presente neste campo).
Expandir + : Clique para exibir todos os subgrupos do respectivo grupo pai.
Ocultar – : Clique para ocultar todos os subgrupos do respectivo grupo pai.
Importante: Para formular o DFC da empresa de forma responsiva, é necessário consultar o contador ou responsável pelo planejamento financeiro da empresa para solicitar auxílio, pois, a construção deste tipo de ferramenta varia conforme a logística da empresa (não existe padrão, apenas exemplos que o contador pode passar para lhe ajudar a personalizar o DFC da empresa, tornando-o específico para a loja). Cadastre o DFC conforme as necessidades da(s) empresa(as). O DFC pode ser editado se for necessário.
Gerar Relatório
Imprimir: Clique para ser direcionado ao relatório para impressão do Demonstrativo do Fluxo de Caixa.
Para gerar o relatório de DFC basta informar a “Data inicial” e “Data final” em que deseja apurar os resultados, em seguida clique no botão “Imprimir”.