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Antes de gerar o arquivo de envio para o banco, os boletos já devem ter sido feitos.
Caso não se recorda como enviar um boleto para o cliente, no Manual Boleto Bancário – Como gerar um boleto para o cliente esta o passo a passo.
Este menu é o local onde você poderá gerar o arquivo de remessa dos boletos para enviar ao banco, também conseguirá enviar os boletos por e-mail para os clientes e imprimir boletos em massa.
Os campos que são exibidos no menu são filtros, configure eles conforme o resultado que deseja visualizar e aplicar operações.
Pessoa: Selecione uma pessoa ou deixe o campo em branco para que sejam filtrados os boletos de todas as pessoas.
Conta Corrente: Selecione uma conta corrente ou deixe em “Todas” para filtrar boletos de todas as contas correntes.
Perfil: Selecione o perfil da conta corrente ou deixe o campo em branco para filtrar todos.
Em data “Data inicial” e “Data final” informe o período para filtrar os boletos ou deixe em branco para o sistema filtrar os boletos de todo o período.
Depois de configurar os filtros, clique em “Filtrar” para exibir os resultados.
Serão exibidos todos os boletos conforme os filtros, para ser direcionado até a conta do boleto em uma outra guia clique no botão que fica localizado ao lado esquerdo das informações dos boletos.
Na coluna e-mail o sistema automaticamente filtrará o e-mail do setor financeiro cadastrado no registro do cliente (É exibido um checkbox que deve ser preenchido caso pretenda enviar ao respectivo e-mail e clicando no cabeçalho da coluna é preenchido/despreenchido todas as checkboxs).
No local “Novo e-mail” você pode inserir um ou mais e-mail em que deseja enviar o boleto.
Marque a checkbox da coluna “Gerar” em todos os boletos que você deseja efetuar alguma operação.
Depois de selecionar os boletos, utilize os botões de operações que ficam na parte inferior da tela para realizar as seguintes funções:
Imprimir: Clique para abrir o layout de impressão de todos os boletos que estão com a checkbox da coluna gerar preenchida.
Boleto Impresso
Enviar por email: Clique para enviar por e-mail todos os boletos que estão com a checkbox da coluna gerar preenchida.
Antes é necessário configurar o e-mail da pessoa, marcando a checkbox da coluna “Email” caso o mesmo já esteja cadastrado no registro do cliente (Serão filtrados apenas e-mails do setor financeiro) ou insira no campo “Novo email” um ou mais novos e-mails.
Gerar arquivo de remessa: Clique para gerar o arquivo de remessa dos boletos selecionados.
Existem duas formas de emissão do arquivo de remessa, podendo ser emitido em ambiente de “Homologação” (Teste) ou em “Produção” (Normal).
No processo de implantação, antes de gerar o arquivo em produção deve ser feita a homologação para certificar as informações do arquivo de remessa e verificar se está tudo dentro dos conformes.
Para gerar o arquivo de remessa é necessário que a conta corrente e o perfil estejam selecionados, caso contrário o botão estará bloqueado.
Após gerar o arquivo, automaticamente será feito o download do mesmo em sua máquina. O arquivo de remessa deve ser enviado ao banco, para que o banco envie o arquivo de retorno.
Recebendo o arquivo do CNAB
Depois de receber o arquivo de retorno do banco, você deverá importar o mesmo no menu do financeiro “Processar retorno CNAB”, dessa forma o sistema irá conciliar os recebimentos de boleto e fará a baixa das parcelas em boletos que já foram pagas pelos clientes, conforme o arquivo de retorno do banco.
No final das informações está o campo “Valor selecionado”, que é o valor total da soma de todos os boletos que foram selecionados (Através do preenchimento da checkbox “Gerar”)